terça-feira, 14 de maio de 2013

Astecas: Os Guerreiros-Jaguar



 
Figura de um Guerreiro-Jaguar do Codex Magliabechiano, por volta do ano 1500
 
Os Guerreiros-Jaguares (ocēlōmeh) eram uma unidade de elite do exército asteca similares aos guerreiros-águias. O traje de jaguar era usado em louvor a Tezcatlipoca, o Deus do Céu Noturno e também devido a crença de que parte da força do animal era transferida ao soldado na batalha. Esses soldados compreendiam o front dos exércitos e capturavam prisioneiros para sacrificar aos Deuses. Muitas estátuas e imagens destes guerreiros sobreviveram as pilhagens e destruição espanhola.
Como arma usavam a Maquahuitl, uma espécie de espada de madeira com as laterais incorporadas com lâminas prismáticas feitas de obsidiana (um vidro vulcânico que se forma quando o magma se solidifica rapidamente). Além desta exótica espada-porrete, usavam também lanças e atlatl (abaixo).
Para se tornar um Guerreiro-Jaguar, o candidato do exército asteca deveria capturar pelo menos quatro inimigos durante as batalhas; era dito que com isto honrariam ainda mais os Deuses do que simplesmente matar os inimigos no campo de batalha.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário